XMOOC's versus CMOOC's


 XMOOC's versus CMOOC's


 Quais são suas principais diferenças?




Os MOOCs (Massive Online Open Course) são cursos abertos online para grandes massas. Algumas universidades internacionais, como a Universidade de Stanford e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), passaram a disponibilizar esse tipo de curso com o intuito de oferecer um conhecimento mais aprofundado sobre áreas específicas de maneira cada vez mais acessível à população e, assim, contribuir com o desenvolvimento do país.


Sobre os modelos que essa plataforma de ensino possui, o mais tradicional é o xMOOC. Baseado em videoaulas, seu foco se encontra no professor, que é o detentor do conhecimento e passa o conteúdo aos estudantes.

Já o cMOOC prioriza a conectividade entre os alunos e é mais interativo, possibilitando o compartilhamento dos materiais do curso que não são oferecidos exclusivamente pelo corpo docente.

No Brasil, essa nova plataforma de ensino só passou a ser melhor explorada em junho deste ano, quando a Universidade de São Paulo (USP) e o portal Veduca disponibilizaram cursos de Física Mecânica Básica e Probabilidade e Estatística, assim como a Universidade de Brasília (UnB) que, também em parceria com o portal, criou um MOOC sobre Bioenergética.

O estudante que optar por um MOOC poderá obter um certificado de conclusão dependendo da instituição de ensino escolhida. Nos MOOCs brasileiros, a USP e a UnB possibilitam que os alunos façam uma prova presencial para então adquirir um certificado de conclusão.

Referências:
Tecnologias na Sala de Aula - Disponível em:

http://tecnologias-aula.blogspot.com/2015/01/entenda-diferenca-entre-xmoocs-e-cmoocs.html

Universia Brasil - Disponível em:

http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/09/12/1049157/entenda-diferenca-xmoocs-e-cmoocs.html

educação-a-distância.com - Disponível em:

http://www.educacao-a-distancia.com/xmoocs-cmoocs-e-reas-em-ead/

Comentários

Postagens mais visitadas