MOOC's : Pontos Positivos e Negativos
MOOC's : PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Os cursos massivos online e gratuitos possuem pontos positivos e negativos e precisamos ficar atentos a todos eles.
Grande número de participantes
Quanto mais alunos estudando menos o professor conseguirá ter um controle sobre o aprendizado do aluno. Alguns cursos oferecem uma data limite para entrega de trabalhos e, assim, conseguem ter um controle maior do que os estudantes estão produzindo. E, dessa forma, conseguem fazer um acompanhamento da evolução dele.
O curso é certificado pelo MEC?
Essa sempre é uma dúvida que todo mundo tem sobre os cursos à distância. Tem-se hoje os chamados cursos livres. Eles são mais específicos e de curta duração. E não precisam, necessariamente, de um certificado.Em uma matéria da Globo, realizada entre meados de 2012, é possível identificar uma diferença entre os cursos formais de graduação e os cursos livres. Dentre as diferenças, a avaliação presencial e a definição da grade curricular são suficientes para mostrar que quem deseja um curso livre está a procura de mais conhecimento e não de diplomas.
Vale lembrar que estudo nunca é demais. Se no momento não é possível frequentar uma universidade e se especializar mais, os cursos em MOOC podem ser uma ótima opção de ensino. E, claro, as certificações são interessantes de serem inseridas no currículo. Mesmo que os certificados não sejam compradas, pelo menos o conhecimento no assunto estudado o aluno terá com o MOOC.
Taxa de evasão grande
Quando o assunto é a internet imaginamos sempre tudo acontecendo muito rápido. Assim como entramos em um site agora, em dez minutos já nem lembramos do que fizemos. Por isso, da mesma forma que nos inscrevemos em um curso online gratuito hoje, no dia seguinte nem lembraremos mais. E isso é um dos maiores problemas do MOOC.
Esse tipo de curso possui uma dificuldade enorme em diminuir a taxa de evasão. A taxa de evasão significa a taxa de pessoas que saem do curso sem terminá-lo. Que ficam no meio do caminho e não retornam para terminar o curso.
Investimento é proporcional a interesse
Uma das grandes dúvidas com um curso online, gratuito e aberto a todos é justamente com a questão do interesse do aluno. Aqui no Brasil, por exemplo, a educação é vista mais como um gasto do que como um investimento. (Vou generalizar para entenderem melhor).Com isso, ao colocar um curso online que seja gratuito, ao invés dele ser bem aceito e curtido, ele é deixado de lado. Como se as pessoas precisassem “sentir no bolso”, isto é, pagar, para ter interesse em algo. Podemos pensar, então, que esse curso perderia o valor se fosse realizado de graça e online.
Gratuito ou pago? Aberto ou fechado?
O site REA (Recursos Educacionais Abertos) fez uma colocação interessante em 2013 sobre a situação do MOOC. Eles ainda estavam em dúvida sobre a relação entre o MOOC e o que as instituições ganham oferecendo esse conteúdo de forma gratuita na internet. Mas fazem uma colocação interessante quanto aos termos gratuito e pago, aberto e fechado.
Hoje está tudo muito misturado no MOOC. Ao mesmo tempo em que ele é um curso massivo gratuito é também pago. Ao mesmo tempo em que ele é aberto é fechado para algumas funcionalidades.
Desde o início o MOOC já chegou com essa ideia de que era massivo e gratuito. Mas que era preciso pagar alguma taxa. Inicialmente era uma matrícula e agora é o certificado. Sempre encontram uma forma de fazer com que o curso gratuito não seja tão gratuito assim.
Levando em conta tais pontos, sim, os MOOC's tem um lado totalmente positivo assim também como tem seu lado negativo, sendo cabível apenas ao aluno o tamanho do seu interesse em tal curso para que o mesmo seja concluído.
Referências:
meuAIO.com - Disponível em:
https://meuaio.com/blog/mooc/
Comentários
Postar um comentário