CONHECENDO A UDEMY
Ao crescer em uma pequena vila turca com uma escola mista rural, o fundador, Eren Bali, tinha oportunidades educacionais limitadas, até sua família adquirir um computador. Alimentado por seus sonhos de competir internacionalmente em xadrez e matemática, Eren usou a Internet para acessar recursos de aprendizado e conectar-se com pessoas de todo o mundo. Com a ajuda dessas comunidades, ele ganhou a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática.
Com o alto crescimento da plataforma e percebendo o que o Brasil poderia ter um grande público para esse tipo de serviço, a Udemy veio pra cá e investiu em busca de grandes cursos feitos por brasileiros, para facilitar a aprendizagem.
Segundo Sérgio Agudo, diretor da Udemy no Brasil, em 2015 o país era um mercado insignificante para a empresa, que passou a investir em conteúdo, tópicos de ensino e buscou durante 2016 completar o catálogo de aulas que tinha por aqui. Em 2017, houve uma consolidação da plataforma, que agora quer abrir um escritório próprio no Brasil e já conta com 2.500 cursos em português, mais do que qualquer outra plataforma de ensino online no país. “O Brasil era um mercado muito pequeno e passou a ser um dos mais importantes para a Udemy no mundo. Começamos a trabalhar mais opções de pagamento e também suporte em português. Em 2018 esperamos um crescimento de três vezes na operação local”, diz.
Qual são as Previsões da educação para o futuro:
A Udemy realizou uma pesquisa no mundo inteiro, perguntando para empresas e pessoas quais são as previsões que eles têm para esse ano, e as opções que estão investindo e olhando com atenção. São essas:
1 - Machine Learning
As trilhas de aprendizado que hoje estão disponíveis na internet podem criar experiências de aprendizado adaptáveis e personalizadas através da tecnologia. “Podemos usar o algoritmo para antecipar uma trilha personalizada e vai ser mais eficiente na carreira de um estudante ou funcionário”, comentou Sergio Agudo.
2 - Gamificação
“A gamificação bem feita tem um impacto muito forte”, afirmou o Country Manager da Udemy Brasil. Segundo Agudo, a gamificação pode aumentar a motivação dos funcionários em 51,6% – e a motivação é um dos maiores benefícios em utilizar a tecnologia. Os jogos deixam de ser somente jogos e passam a ser verdadeiras experiências para os usuários.
3 - Realidade Virtual e Aumentada
A realidade virtual e aumentada, assim como a gamificação, contribuem para melhorar o engajamento e impactar o usuário, principalmente quando comparado com as soluções mais utilizadas hoje: livros e vídeos. “A única consideração sobre a realidade virtual e aumentada é o custo, como podemos fazer algo massivo com esses equipamentos, que ainda são caros”, disse Agudo.
4 - Aprendizado aplicativo e colaborativo
Para o Country Manager da Udemy, o aprendizado aplicado e colaborativo será a norma. “O aprendizado não pode ser só uma relação de instrução com o aluno, tem que ser balanceada e quanto mais interação houver, melhor”, comentou.
5 - Aprendizagem orientada pelo comportamento
A Udemy acredita que a aprendizagem será guiada pela mudança de comportamento. “Os títulos não serão mais tão importantes, mas sim os relacionamentos”, afirmou Sergio Agudo.
Comentários
Postar um comentário