PARTE 1 - Plataformas Globais de Educação Online [MOOCs - Massive Open Online Courses]
- Nesta primeira parte, vamos conhecer um pouco sobre "MOOCs", como se deu o surgimento deste termo e outros pontos importantes.
MOOCs - Massive Open Online Courses, em português, cursos livres online destinados à grande massa, ou seja, todas as pessoas. Mas afinal, o que são e para que servem estes cursos?
Com o principal objetivo de ampliar o conhecimento de um grande ou indefinido número de alunos através de ambientes virtuais de aprendizagem à distância, ferramentas da Web 2.0 e redes sociais, os MOOCs oferecem os mais variados tipos de conteúdos voltados para diversas áreas de especialização, para estudantes do mundo inteiro e geralmente de forma paga ou gratuita, esta última, sem certificado.
Tendo sua origem no ano de 2008 pela Universidade de Manitoba, maior universidade da província de Manitoba, no Canadá, sendo disponibilizado como curso pelos pesquisadores George Siemens e Stephen Downes, o qual abordava o tema "Connectivism and Connective Knowledge" (Conectivismo e Conhecimento Conectivo), sendo distribuído para 25 alunos pagantes da Universidade de Manitoba, Canadá, e para outros 2300 estudantes que participaram do curso de forma gratuita através da internet por um período de 12 semanas. E foi ai que surgiu a sigla MOOC - Massive Open Online Courses - criada por Dave Cormier, Gerente de Comunicação na Web e Inovações na Universidade de Prince Edward Island,Canadá, e pesquisador Senior do Instituto Nacional de Tecnologia na Educação Liberal.
O termo tomou força total no ano de 2012, que ficou conhecido como "O Ano dos MOOCs", onde diversas iniciativas tomaram forma juntamente a universidades bem conceituadas no mundo todo. E, por sua vez, tais iniciativas resultaram no surgimento de diversos ambientes virtuais de aprendizagem, os MOOCs. Alguns exemplos dos mais populares são Coursera, Udacity e edX e, no Brasil, a plataforma Veduca, o primeiro MOOC a ser disponibilizado na América Latina pela Universidade de São Paulo (USP).
E quais são as principais diferenças entre um curso online e um MOOC?
Um curso online geralmente usa uma plataforma com um numero limitado de vagas com acesso permitido apenas após o pagamento, comunicação e interação apenas dentro da plataforma e, por último, datas específicas para iniciar e terminar.
Um MOOC utiliza da participação em massa com acesso livre, redes sociais e fóruns de debates e com sessões abertas durante todo o ano.
Com essa introdução, conseguimos entender o conceito base de o que é um MOOC e como ele funciona. Na próxima parte veremos quais são as plataformas mais famosas no mundo, seus criadores, entre outros assuntos importantes.
REFERÊNCIAS:
Wikipédia - Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/MOOC#cite_note-15
meuAIO - Disponível em:
https://meuaio.com/blog/mooc/
Workana - Disponível em:
https://www.workana.com/blog/pt/freelanceando-pt/diferenca-mooc-e-curso-online/
Draft - Disponível em:
https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-mooc/
Tecmundo - Disponível em:
https://www.tecmundo.com.br/educacao/41769-cursos-online-por-que-eles-podem-ser-o-futuro-da-educacao-.htm
O Moodle no caso é considerado uma dessas plataformas?
ResponderExcluirMoodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) na verdade é um sistema de gerenciamento para criação de cursos online. Podendo ser instalado em diversas plataformas que executem a linguagem PHP, tendo seu desenvolvimento de forma colaborativa entre programadores, designers, professores, etc, o Moodle é utilizado como um ambiente de suporte a educação á distância e também como apoio a cursos presenciais.
ExcluirReferência:
Moodle Livre - Dsiponível em:
https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas/974-o-que-e-moodle